quarta-feira, 6 de julho de 2011

Carta Convocatória do II Seminiário Iberoamericano de Juventude e Gênero

A Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, através da Superintendência de Políticas Públicas para Juventude em articulação com a Secretaria Nacional de Juventude e a Organização Iberoamericana de Juventude realizará entre os dias 16 e 19 de agosto o II SEMINÁRIO IBEROAMERICANO DE JUVENTUDE E GÊNERO.

O referido evento trata da interseção entre dois eixos estratégicos na formulação das políticas públicas, a saber: Gênero e Juventude. Esperamos refletir e discutir acerca de questões como: assimetria de gênero no mercado de trabalho, participação política, processos discriminatórios e saúde reprodutiva em seus rebatimentos específicos para as juventudes.

O seminário pretende criar um espaço para proposição da agenda integrada dos países Iberoamericanos. Portanto, contamos com a participação das organizações não governamentais, instituições públicas, centros de pesquisa e a comunidade universitária. 

O evento será realizado no Centro de Referência de Juventude – Manguinhos, equipamento público parte do Programa Centro de Referência de Juventude, administrado pela Superintendência de Políticas de Juventude da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos do Estado do Rio de Janeiro. 

    No Brasil, o debate público acerca da Juventude ainda é atravessado por uma perspectiva hegemônica, na qual as jovens mulheres são invisibilizadas nos grandes indicadores sociais. No campo das políticas públicas, questões concernentes às especificidades das jovens mulheres são significativamente escassas. Paralelamente, em tempos recentes, a temática da Juventude ocupa lugar emergente nas agendas públicas. Assim, a Juventude figura como um segmento que apresenta demandas específicas e, portanto, requer ações específicas do Estado Brasileiro. O governo Lula, em especial, promoveu ações institucionais inéditas, como a criação da Secretaria Nacional de Juventude no ano de 2005. Nesse sentido, a iniciativa do Seminário prevê a formulação e reflexão acerca das políticas públicas para a Juventude.

0 comentários:

Postar um comentário